APOIO À FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) 

Sabe-se que um dos maiores desafios dos sistemas nacionais de saúde é o acesso e o cuidado em rede na atenção especializada. No Brasil, é evidente a lacuna da formulação de uma política de atenção especializada para o SUS. O objetivo geral do projeto é apoiar o Ministério da Saúde (MS) na formulação e implantação da Política Nacional de Atenção Especializada, pactuada com estados e municípios, visando a criação de redes de cuidados especializados em saúde.

O projeto está sendo executado a partir de duas estratégias: 1) Produzir diagnóstico situacional da atual Atenção Especializada no Brasil para compreender os entraves no acesso e a produção de filas para cirurgias, consultas, exames diagnósticos, procedimentos, assim como a qualidade do cuidado; e 2) Subsidiar a formulação da nova Política Nacional de Atenção Especializada em duas dimensões: emergencial e estrutural.

Busca-se apoiar a produção de uma  Política de Atenção Especializada, que possa reorganizar os serviços e o processo de trabalho, em articulação com a rede de atenção à saúde, qualificando o acesso e o cuidado especializado com vistas à produção da integralidade no SUS.


Coordenação

Rosemarie Andreazza

Cristian Fabiano Guimarães

Luis Toffani